Gostaria de falar com um de nossos consultores? Clique Aqui

Quem inventou o Braille?

Quem inventou o Braille? Leave a comment

Todos os cegos do mundo são gratos ao francês Louis Braille, que no século XIX inventou o sistema Braille.

Aos 3 anos, enquanto brincava com as ferramentas na oficina do pai, Louis se feriu gravemente e ficou cego dos dois olhos.

Braille foi para a escola normalmente e desenvolveu uma enorme capacidade de memorização e se tornou um aluno exemplar.

Em 1819 conseguiu ser admitido no Instituto Nacional dos Jovens Cegos, uma instituição especial de ensino para cegos. Em 1921, um antigo capitão do exército francês, Charles Barbier, fez uma apresentação de um código que havia criado a pedido de Napoleão. Esse código foi inventado para permitir que soldados se comunicassem de forma totalmente silenciosa e no escuro. Mas esse sistema era complexo e foi rejeitado pelos soldados. Mas acreditava-se que poderia ser útil para  os cegos e inspirou Braille a buscar uma forma mais simples de utilizá-lo .

Três anos depois em 1824, com muita perseverança e dedicação,  Braille concluiu seu projeto. Era versátil o suficiente para permitir até 64 variações, o suficiente para todas as letras do alfabeto e pontuação.

Mesmo Braille tornando-se professor no Instituto onde tinha sido estudante, o seu método de leitura e escrita não foi utilizado pela instituição. Foi só em 1854, dois anos após a sua morte e oito anos após uma escola em Amsterdã adotar seu método, que a antiga escola de Braille finalmente passou a usar o método braille, e só porque os alunos exigiram a mudança. Até o final do século XIX, o braille foi adotado em quase todo o mundo – com exceção dos EUA, que só o fez em 1916.

Hoje em dia já existem computadores em Braille, serviços de e-mail como o RoboBraille que convertem os documentos em Braille e até um sistema de matemática científica chamado de Nemeth Braille.

Não restam dúvidas que os esforços daquele jovem, derrubou muitas barreiras e proporcionou aos cegos uma integração na sociedade mais fácil e rápida.

Hoje existem muitas ferramentas que ajudam os cegos a viver num mundo mais inclusivo e dão a eles mais acessibilidade. Conheça outras formas aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Compartilhe!

Deseja obter mais informações sobre nossos serviços?

Abrir chat
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by